sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A importância do Ácido Fólico

Oi meninas! Hoje vamos falar de algo muito legal para nós tentantes e que as vezes ficamos tão focadas em engravidar que esquecemos de alguns detalhes primordiais, como o ácido fólico. Algumas perguntas e respostas que fazem a diferença para nós. Quem quiser saber mais, pode procurar mais informações. 

Quero engravidar, quando devo começar a tomar ácido fólico

O uso recomendado é de 3 meses antes de engravidar, ou seja, se você pretende engravidar converse com seu médico e siga suas orientações quanto ao uso do suplemento. A ingestão deve continuar até os 3 meses de gestação.

Onde posso adquirir o ácido fólico e como ingerir

Os suplementos de ácido fólico são produzidos em forma de pequenos comprimidos e devem ser ingeridos conforme orientação de seu médico. Eles não produzem qualquer efeito colateral e não engordam. Outro benefício é que o corpo humano consegue absorver com mais eficiência o ácido fólico em comprimidos do que os encontrados em alimentos.
Você encontra o ácido fólico em comprimidos em farmácias e em postos de saúde. A quantidade de ácido fólico por comprimido é muito maior do que a necessidade diária, porém o mais recomendado é que se tome todos os dias.
Alguns complexos vitamínicos para gestantes podem apresentar o ácido fólico, porém somente o seu médico poderá lhe orientar se é necessário tomar os comprimidos junto com os complexos vitamínicos ou não.

Engravidei antes de tomar o ácido fólico, o que fazer?

Os problemas no tubo neural do bebê acontecem nas primeiras 4 semanas de gestação, ou seja, a maioria das mamães ainda não descobriram que estão grávidas.
Ao descobrir a gestação a primeira orientação é agendar sua primeira consulta pré-natal para realizar exames e determinar o tempo de gestação. Tente manter a calma e lembre-se que o problema com a espinha bífida não é comum, especialmente em mulheres que se alimentam de forma saudável. Uma forma de manter a calma é tentar se lembrar dos alimentos que você consumiu nos últimos meses, você verá que muitos deles possuem o ácido fólico ou são enriquecidos com ele, como pães, arroz, feijão e outros alimentos listados mais abaixo.

Quanto de ácido fólico deve ser ingerido por dia

A quantidade de ácido fólico diária é de 400mcg para adultos, podendo chegar a 600mcg para gestantes, porém de acordo com histórico médico ou familiar as doses podem ser ajustadas.

Ácido fólico engorda?

Não, o ácido fólico não engorda.

Alimentos ricos em ácido fólico

Fígado de galinha e de boi, espinafre, lentilha, feijão, brócolis, quiabo, gema de ovo, além de alguns alimentos que são enriquecidos com ácido fólico, como a farinha de trigo – e alimentos que contenham trigo como macarrão, pão e biscoitos – aveia e arroz.
Ao cozinhar os alimentos eles perdem grande parte do ácido fólico, então o ideal é ingerir cru ou cozidos com pouca água e em panela tampada.
Mesmo ingerindo alimentos ricos em ácido fólico as gestantes devem ingerir suplementos que garantam sua necessidade diária. Os suplementos devem ser indicados pelo médico.

 link de onde obtive essas informações .
http://www.marjan.com.br/noticias/acido-folico
http://www.almanaquedospais.com.br/acido-folico-importancia-acido-folico-antes-e-durante-gestacao/