segunda-feira, 16 de março de 2015

Como interpretar o Espermograma?

Olá galerinha! Quem nunca se perguntou o que o exame quer dizer né? Então, a consulta pra saber o que deu no espermograma tá longe, então separamos algumas coisas pra ir tirando a dúvidas de vocês, mas lembrando que tem que na consulta médica, só ele pode realmente esclarecer o exame.

Exame espermograma:

1) VOLUME DE SÊMEN - 2 a 5ml 
Isso é nada mais nada menos que a quantidade que foi ejaculada por seu marido, ou seja, o mínimo para que a análise seja feita sem complicações até o final é de pelo menos 2ml, se for menor que isso o exame poderá ficar incompleto. Mas não se assuste se seu marido tiver ejaculado menos, pode ter sido apenas "nervosismo", por isso é sempre muito importante repetir este exame pelo menos 30 dias depois. Caso a quantidade continue baixa, é necessário consultar o urologista.

2) AVALIAÇÃO DO PH - 7 a 8.0
Para entendermos o PH do sêmen, vamos primeiro entender o PH vaginal ok. A vagina é muito ácida, em torno de 3,5 a 4,0 (isso mesmo, quanto menor o valor maior a acidez). É graças a essa acidez que a mulher consegue se proteger de infecções vaginais, é um inteligente mecanismo de defesa feminino. Pois bem, o sêmen não é ácido, e para que os espermatozoides sobrevivam no ambiente hostil vaginal, eles precisam ter o PH maior, para neutralizar a acidez vaginal, impedindo assim, que os espermatozoides morram logo após a ejaculação.

3) COR - Branco Opaco / Cinza Claro
A cor serve para percepção de algum tipo de infecção seminal mais avançada, pois se houverem filamentos de sangue por exemplo, pode ser um sinal de inflamação, infecção, trauma, cisto entre outros fatores, e deve ser investigado pelo médico que acompanha o paciente.

4) VISCOSIDADE: Normal
A viscosidade é um item muito importante a ser observado no espermograma. Caso ela esteja alterada, pode comprometer a locomoção dos espermatozoides bem como, sua penetração pelo muco cervical feminino. Imagine que você sabe nadar muito bem, porém você é lançado na lama, no mangue, por mais que suas habilidades aquáticas sejam boas, você terá dificuldade de sair do local e se cansará muito mais. É exatamente isso que ocorre com os espermatozoides, quando a viscosidade está alterado, os bichinhos nadam, se esforçam mas não conseguem sair do lugar.

5) COAGULAÇÃO: 30 a 60 minutos
Para entendermos sobre a coagulação, devemos voltar no item 2 e relembrar que a vagina é muito ácida. Então, já que o organismo feminino se defende de infecções tendo um PH bem ácido, o líquido seminal se defende dessa acidez coagulando. Como isso funciona? O sêmen ao ser depositado na vagina, além de ter um PH maior para neutralizar a acidez, ele precisa coagular, assim ele mantém os espermatozoides vivinhos dentro do coágulo. Esse processo de neutralização leva em torno de 30 a 60min, por isso a coagulação não pode ser maior que este tempo, senão os espermatozoides serão mortos do mesmo jeito.
6) LIQUEFAÇÃO PRIMÁRIA: Ausente
Esta é a confirmação de que a coagulação foi feita com sucesso. Pois se logo de início o sêmen se liquefazer (derreter), é sinal de que os tão queridos espermatozoides estão em contato direto com a acidez vaginal, ou seja....vão morrer!

7) LIQUEFAÇÃO SECUNDÁRIA: Presente
Agora sim! Depois de uns 30 a 60min que o lindo coágulo, cheio de espermatozoides vivinhos se fez, está na hora de ir liquefazendo, ou seja, a acidez vaginal já foi neutralizada pelo PH do sêmen, então o caminho está liberado para os nossos guerreiros. O sêmen vai virando líquido aos poucos e liberando os nossos peixinhos, para penetrarem no muco cervical e chegarem ao colo do útero.
8) ESPERMATOZOIDES POR ML DE SÊMEN: = ou maior que 20 milhões por ml
É aqui que o problema de muita gente começa. A tão temida Oligozoospermia (baixa quantidade) é conhecida por muitos casais (inclusive eu já passei por isso). Um espermograma é considerado "normal", quando apresenta uma contagem de 20 milhões ou mais de espermatozoides por ml de sêmen ejaculado. Valores abaixo desse número são classificados como  Oligozoospermia, podendo variar de leve, moderada e severa. Se o seu marido tiver um valor inferior  não se desespere, procure imediatamente um bom urologista para investigar a causa. Já passei por isso e digo: Dependendo do motivo, tudo pode ser melhorado e muito.

9) ESPERMATOZOIDES NO TOTAL EJACULADO: =ou maior que 40 milhões 
É o mesmo que o ítem anterior, sendo que este valor é multiplicado pela quantidade de ml que foi ejaculado. Quanto maior a quantidade de sêmen, maior será o valor total. Mas claro, que para que o número seja satisfatório é necessário que tenha um quantidade razoável de espermatozoides por ml de sêmen.


Espero que tenham gostado.