Video laparoscopia

Olá meninas! Informações sobre Cisto de Ovário. Achei muito interessante! Essa matéria completa vocês podem ver no site: http://drwilliamkondo.site.med.br/index.asp?PageName=Principal
Eu achei muito esclarecedor, por isso estou deixando aqui no nosso cantinho, toda informação é válida. Nós precisamos nos cuidar, e não deixar passar nenhum sintoma. Bjs

SINTOMAS
Geralmente os cistos ovarianos não produzem sintomas e são encontrados durante exames físicos de rotina ou são vistos por acaso em ultra-sonografias realizadas por outros motivos. No entanto, os seguintes sintomas podem estar presentes:
1. Dor abdominal baixa ou dor pélvica
2. Sangramento menstrual irregular
3. Sensação de peso ou desconforto em abdome inferior ou pelve
4. Dor pélvica durante o período menstrual que pode ser sentida na região lombar baixa
5. Dor pélvica após exercício intenso ou intercurso sexual
6. Dor ou pressão ao urinar ou ao evacuar
7. Náuseas ou vômitos
8. Dor vaginal
9. Infertilidade 

DIAGNÓSTICO
Exame de imagem
O ultra-som transvaginal é o melhor exame de imagem para o diagnóstico de um cisto ovariano. Em grande parte das vezes pode-se diferenciar os cistos pelas características no ultra-som. Este exame é indolor e lembra um exame ginecológico. Um pequeno transdutor é inserido dentro da vagina (protegido por um preservativo) e é direcionado para o útero e os ovários. Com isso se pode avaliar o conteúdo do cisto e categorizar em simples (apenas preenchido por fluido), complexo (com áreas de fluido misturadas com material sólido) ou completamente sólido (sem fluido visível).  A tomografia de pelve auxilia na avaliação da extensão do cisto. A ressonância nuclear magnética pode ser indicada em algumas ocasiões especiais para diferenciar alguns tipos de cistos.
Cirurgia laparoscópica
O cirurgião insufla a cavidade abdominal com gás e faz pequenas incisões na parede abdominal através das quais os instrumentos cirúrgicos são inseridos. O cirurgião identifica o cisto e pode removê-lo ou apenas o biopsiar.
Dosagem de Ca-125
O Ca-125 é um marcador sangüíneo para o câncer ovariano. É utilizado para a avaliação do câncer ovariano epitelial e pode ajudar a determinar se uma massa ovariana tem risco de ser maligna. Em algumas ocasiões condições benignas podem acarretar níveis elevados de Ca-125, portanto um valor elevado não significa necessariamente um tumor ovariano maligno.
Dosagens hormonais
A dosagem de LH, FSH, estradiol e testosterona pode indicar potenciais problemas com relação a esses hormônios.
Teste de gravidez (beta-HCG) Uma gravidez ectópica (gravidez fora do útero) deve ser descartada porque alguns dos sintomas de gravidez ectópica podem ser semelhantes aos dos cistos ovarianos. 

TRATAMENTO
Os cistos ovarianos funcionais são os tipos mais comuns de cistos ovarianos. Eles geralmente desaparecem sozinhos e na maioria das vezes não necessitam de tratamento. Algumas vezes podem crescer e tomar grandes dimensões ou permanecer aumentados por vários meses. Nesses casos devem ser removidos para determinar se são realmente benignos.

Medicações
Os anticoncepcionais orais podem ajudar a regular o ciclo menstrual e evitar a formação de folículos que podem se transformar em novos cistos.Os anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a dor pélvica.

Cirurgia
Atualmente a via de acesso padrão ouro para qualquer procedimento cirúrgico é a laparoscopia. Praticamente qualquer cirurgia pode ser realizada por acesso laparoscópico. O cirurgião identifica o cisto e pode removê-lo ou apenas o biopsiar.
Em alguns casos o cisto de ovário pode torcer e causar dor abdominal severa associada a náuseas e vômitos. Trata-se de uma emergência e a cirurgia é indispensável.







Rio 23/12/2013

O Fantástico tem mostrado muitas coisas interessantes sobre a videolaparoscopia, achei muito esclarecedor. Hoje estou com 2 meses pós cirurgia e tá tudo normal, a recuperação é incrivelmente maravilhosa, já voltei aos treinos faz tempo. Foram retirados endometriose da trompa direita que estava tampando a passagem do óvulo e focus de algumas cavidades esternas do útero. Agora é esperar meu positivo. Bjs




Rio, 21/10/2013

Olá meninas, então fiz a bendita vídeo, Correu tubo bem, estou super feliz. Vou contar pra vocês como foi tudo. Assim que cheguei no hospital tive que me identificar logo na porta, e graças a Deus estava tudo certinho, preenchi os formulários e logo entrei e fui para enfermaria onde era meu quanto, dividi o quarto com uma menina que já estava de saída, ela havia feito uma cirurgia bariátrica, ela e o esposo! (achei super fofo)rs. Logo que ela foi embora, veio um casal, mas eu nem pude fazer amizade já estava na hora da minha cirurgia, orei a Deus e me arrependi de não ter ninguém comigo no hospital, meu marido estava de serviço e minha mãe estava com muitas coisas pra resolver, então não quis preocupar ninguém. Tomei a anestesia e logo apaguei, só acordei indo para o quarto e nem acreditei, vibrei, quando eu fui para a sala de cirurgia eu olhei para o relógio e era 10 para 11 da manhã e quando saiu era 12:30, achei que foi rápida. E correu tudo bem, vou saber mais detalhes no dia em que for tirar os pontos, mas tinha que passar essas informações pra vocês. Bjs


Rio, 30/09/2013

Boa Tarde Meninas! Como todas sabem, vou fazer a cirurgia da endometriose por meio de vídeo, como tenho lido bastante a respeito eu acredito que não seja uma cirurgia demorada, meu médico já avisou que ficarei 15 dias em casa, então já tranquei a academia e sentirei muitas saudades por que ele já me avisou que pra malhar só vou esta liberara após 30 dias da cirurgia. Andei lendo algumas matérias e vi que a atriz Fernanda Machado que interpreta a (Leila) de amor á vida. Ela fez retirada da endo e já voltou as cenas da novela amor á vida! Tomara que corra tudo bem comigo, volto pra contar pra vocês, torçam por mim e fiquem em oração. Bjs






Pra quem não sabe como é feito o procedimento da Videolaparoscopia, deixo um video mostrando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário